A famosa frase “eu não tenho roupa” é uma das mais populares entre as mulheres e isso acontece, muitas vezes, por falta de criatividade na hora de combinar as peças já existentes em nosso guarda-roupa.
Uma dica muito válida para essas horas é a de combinar as cores para montar looks diferentes e arrasadores. Há diversas maneiras de fazer essa combinação, uma delas é voltar às aulas de educação artística da escola e consultar o tão famoso círculo cromático. Conhecendo essa ferramenta você conseguirá compor outfits incríveis e adaptados às últimas tendências.
CÍRCULO CROMÁTICO
É representado por um círculo com 12 cores: primárias, secundárias e terciárias.
– Cores primárias: azul, amarelo e vermelho.
– Cores secundárias: que resultam da mistura das primárias: verde, roxo e laranja.
– Cores terciárias: criadas pelas misturas das primárias com as secundárias.
– Cores análogas: cores de baixo contraste, que criam um efeito harmonioso nos looks; essas cores ficam lado a lado no círculo cromático.
– Cores complementares: opostas no círculo cromático.
– Cores neutras: branco, cinza e preto.
COMO USAR O CÍRCULO CROMÁTICO?
Basicamente é possível aplicar quatro tipos de harmonias de cores através do círculo cromático: Harmonia Monocromática, Harmonia Análoga, Harmonia Complementar e Harmonia Triádica.
HARMONIA MONOCROMÁTICA: é a combinação de uma mesma cor em tons e texturas diferentes. São os famosos looks monocromáticos ou “tom sobre tom” que, além de sofisticados, alongam a silhueta e transmitem imagem de elegância.
HARMONIA ANÁLOGA: Essa é uma dica ideal para quem está começando a se aventurar na mistura de cores. Escolha uma cor principal e as cores análogas a ela, ou seja, as cores vizinhas a ela no círculo cromático. Mesmo não sendo muito contrastantes entre si, elas permitem uma combinação alegre, jovial e que já acrescenta personalidade ao seu look.
HARMONIA COMPLEMENTAR: Cores complementares são as opostas no círculo cromático, como o verde e vermelho, por exemplo. Essa mistura tem alto contraste, que pode ser amenizado escurecendo ou clareando o tom da cor complementar.
HARMONIA TRIÁDICA: Aqui você deve combinar três cores que possuem a mesma distância entre si no círculo. São combinações vibrantes, que harmonizam bem para looks mais informais. Uma boa dica é usar uma delas como cor principal e as demais como detalhes do look.
10 DICAS PRECIOSAS:
- Use as cores primárias como detalhe de um look. Por exemplo use um sapato azul ou amarelo, ou uma bolsa vermelha.
- Se tiver dúvidas sobre quantas cores usar, limite-se a três cores em um mesmo look.
- Use as cores mais chamativas para valorizar as partes do seu corpo que você gosta mais.
- Se quiser um visual marcante, abuse do Color Bloking, utilizando cores vibrantes e opostas no círculo cromático.
- Em um look com cores neutras acrescente uma peça em cor vibrante para criar destaque de uma forma elegante e sofisticada.
- Preto, branco, cinza e bege são neutras e combinam bem com quase todas as cores, além de combinarem muito bem entre si.
- O branco combina bem com todas as cores e junto ao preto resulta em uma das melhores combinações possíveis para conseguirmos um look sofisticado, elegante e sensual.
- Analise a sua personalidade e adeque a escolha das cores ao seu perfil. Por exemplo, se for mais ousada abuse de combinações contrastantes, mas se for mais discreta opte pelos looks monocromáticos ou análogos.
- Ao usar peças estampadas com outras de cores mais chamativas, opte pela mesma cartela de cores ou use a dica das cores análogas em ambas as peças.
- Na dúvida, use o preto como cor base e combine-o com uma cor de sua preferência, apenas evitando combiná-lo com azul marinho ou marrom, tons que normalmente não harmonizam bem com o preto.
A dica é: sinta-se a vontade para combinar as cores que mais te agradam e construa novos looks com as peças que você já tem em seu armário. Olhe para as cores de uma forma diferente, através do círculo cromático e experimente essas novas dicas em seu dia a dia.
Depois me contem o resultado.
😉
5 Comments
Comments are closed.